Aldeia da Senhora do Forte

 

2004     2005     2006     2007     2008      2009      2010      2011     2012     2013     2014     2015     2016     2017

 

Há sempre grande Festa na pequena Aldeia

 

A já tradicional Festa da Aldeia da Senhora do Forte, no Museu Municipal de Lagos, destina-se a assinalar o aniversário da inauguração da Aldeia.

A Festa da Aldeia da Senhora do Forte foi celebrada pela primeira vez no dia 19 de Junho de 1993, data da sua inauguração e, de então para cá, volta a repetir-se sempre que passa mais um aniversário.

A comunicação social tem dedicado grande atenção a esta Aldeia e à sua tradicional Festa, contribuindo para a sua divulgação e atraindo muitos visitantes de Lagos e de outros pontos do Algarve. é, por certo, a menor Aldeia a ter uma festa anual. E tem também monografia, cânticos, jogos florais, concursos e muitas histórias que vão sendo cuidadosamente registadas.

Todos desejam que a tradição seja sempre cumprida, com grande animação na Festa da Aldeia da Senhora do Forte, onde nunca faltam o concerto em que todos participam e a partilha do bolo de aniversário, do tamanho da praça principal da Aldeia, sempre confeccionado e oferecido a todos os visitantes pelo pasteleiro Mestre Alberto Costa.

A pequena Aldeia da Senhora do Forte foi construída por Pedro Reis, ao longo de 5.300 horas e doada ao Museu de Lagos, em 1993. Pretende manter as suas tradições e a pureza da sua traça, contando com os todos os seus "Amigos" para continuar a ser uma das mais belas localidades ribeirinhas do Algarve.

A Festa  decorre habitualmente no penúltimo sábado de Junho, no Museu Municipal Dr. José Formosinho, em Lagos.  

 

 

Veja reportagem da FESTA no canallagos

_______________________________________________________________

 

A "Festa da Aldeia da Senhora do Forte, a paisagem do meu imaginário" venceu concurso internacional

 
Ao vencer o III Prémio Mediterrâneo da Paisagem do programa PAYS.MED.URBAN, na categoria C - Experiiências de Sensibilização e Formação, a "Festa da Aldeia da Senhora do Forte – a paisagem do meu imagin�rio� alcançou notoriedade além-fronteiras e despertou a curiosidade geral. A cerimónia de entrega do prémio teve lugar no dia 10 de Novembro de 2011, em Sevilha (Espanha), na Fundación Tres Culturas e foi o ponto alto de um seminário sobre "a paisagem de alta qualidade como factor chave para a sustentabilidade e a competitividade das áreas urbanas mediterrânicas", que ali decorreu durante dois dias.
 
Este III Prémio, distribuído por cinco categorias, teve a participação de sete dezenas de candidaturas, de várias regiões mediterrânicas de Espanha, Itália, Grécia e Portugal. De entre os dezasseis concorrentes da sua categoria, a pequena Aldeia da Senhora do Forte e a sua tradicional Festa, descritas por Maria Inês Cerol na candidatura apresentada pelo GEA - Grupo de Estudos Algarvios, por intermédio da CCDR Algarve, desde logo impressionaram os membros dos júris, nas fases de selecção e na final, pela variedade e qualidade das iniciativas que, desde há dezoito anos, anualmente ocorrem em torno da festa de aniversário desta aldeia miniatura imaginária.

VER PRÈMIO

 

EXPOSIÇÔES          HISTÓRIA         INICIAL          JORNAL          LIVROS