Aldeia da Senhora do Forte

 

 

Em Lagos, no dia 17 de Junho de 2006

Houve grande Festa na pequena Aldeia

 

A já tradicional Festa da Aldeia da Senhora do Forte, no Museu Municipal de Lagos, assinalou, em 2006, o 13º aniversário da inauguração da Aldeia.

A Festa da Aldeia da Senhora do Forte foi celebrada pela primeira vez há catorze anos, no dia da sua inauguração e, de então para cá, volta a repetir-se sempre que passa mais um aniversário.

A comunicação social tem dedicado grande atenção a esta Aldeia e à sua tradicional Festa, contribuindo para a sua divulgação e atraindo muitos visitantes de Lagos e de outros pontos do Algarve. É, por certo, a menor Aldeia a ter uma festa anual. E tem também monografia, cânticos, jogos florais, concursos e muitas histórias que vão sendo cuidadosamente registadas.

O programa de 2006 incluiu diversas iniciativas recreativas e culturais, com destaque para o lançamento de um livro, contando a lenda de um poço ainda hoje existente na Aldeia e que foi palco do grande amor entre Ahmed e Mariam, que ali viviam no tempo da conquista do Algarve aos Mouros.

Todos desejam que a tradição seja sempre cumprida, com grande animação na Festa da Aldeia da Senhora do Forte, onde nunca faltam o concerto em que todos participam e a partilha do bolo de aniversário, do tamanho da praça principal da Aldeia, sempre confeccionado e oferecido a todos os visitantes pelo pasteleiro Mestre Alberto Costa.

A pequena Aldeia da Senhora do Forte foi construída por Pedro Reis, ao longo de 5.300 horas e doada ao Museu de Lagos, em 1993. Pretende manter as suas tradições e a pureza da sua traça, contando com os todos os seus “Amigos” para continuar a ser uma das mais belas localidades ribeirinhas do Algarve.

A Festa  decorre habitualmente no penúltimo sábado de Junho, no Museu Municipal Dr. José Formosinho, em Lagos.  

 

A Festa de 2006

A Festa da Aldeia da Senhora do Forte contou neste ano com a participação especial do amador de teatro José António Bandarra 

e do contador de histórias Bruno Batista, que estreou o novo tema do seu reportório: "O Poço de Ahmed".

Veja a reportagem da Festa deste ano em canallagos

EXPOSIÇÔES          FESTA         IHISTÓRIA         INICIAL          JORNAL          LIVROS