Aldeia da Senhora do Forte

 

 

“Festa da Aldeia da Senhora do Forte, a paisagem do meu imaginário” venceu concurso internacional

 

 Aldeia da Senhora do Forte recebeu prémio, em Sevilha

 

– “...o Júri quis valorizar, fazer sobressair e premiar a grande originalidade da proposta; a sua enorme capacidade de recrear, sugerir e rememorar o imaginário de um lugar...”

 

Uma pequena delegação esteve em Sevilha (Espanha), na Fundación Tres Culturas, para receber o III Prémio Mediterrâneo da Paisagem do programa PAYS.MED.URBAN, na categoria C – Experiências de Sensibilização e Formação, atribuído à “Festa da Aldeia da Senhora do Forte – a paisagem do meu imaginário”.

Ao conquistar este prémio internacional, a pequena Aldeia da Senhora do Forte, que foi construída por Pedro Reis e inaugurada em 1993 e, desde então, pode ser visitada no Museu de Lagos, de terça a domingo, passou a constar, a partir de agora, de um “Catálogo de Boas Práticas para a Paisagem em Áreas Periurbanas”. Aí, se pode ler que “no Prémio Mediterrânico de Paisagem, outorgado na sua Terceira Edição, na Categoria C, à proposta C-12 ALGARVE, Festa da Aldeia da Senhora do Forte – a paisagem do meu imaginário, o Júri quis valorizar, fazer sobressair e premiar a grande originalidade da proposta; a sua enorme capacidade de recrear, sugerir e rememorar o imaginário de um lugar. Assim, quis destacar a sua capacidade de transmissão da ideia de lugar e paisagem à sociedade local”.

A cerimónia de entrega dos prémios marcou a abertura do seminário sobre “a paisagem de alta qualidade como factor chave para a sustentabilidade e a competitividade das áreas urbanas mediterrânicas”, que decorreu com representantes das várias regiões mediterrânicas de Espanha, Itália, Grécia e Portugal.

 

1    

3     4

Projecção de imagens da Aldeia, no auditório da Fundación Tres Culturas, em Sevilha (1), Josefina Cruz Villalón, conselheira da Junta da Andaluzia, entregou a Maria Inês Cerol e a Alberto Costa o catálogo e o diploma do prémio (2),  O presidente do GEA - Grupo de Estudos Algarvios proferiu algumas palavras (3), Grupo que se deslocou a Sevilha exibe o prémio atribuído à Festa da Senhora do Forte (4).

   

A pequena Aldeia da Senhora do Forte passou a constar de um “Catálogo de Boas Práticas para a Paisagem em Áreas Periurbanas”

 

VER CATÁLOGO

 

III Prémio - AQUI           AQUI - Categoria C

EXPOSIÇÔES          FESTA         HISTÓRIA         INICIAL          JORNAL          LIVROS