Aldeia da Senhora do Forte

A festa de 2014

A cidade de Lagos preparou-se para, no fim-de-semana de 20 a 22, receber festivamente o Verão, na Meia-Praia e noutros recantos da sua Costa d’Ouro. Pretendeu que fosse um grande encontro, onde, para além das actividades agendadas, cada grupo de visitantes podesse contribuir com a sua espontaneidade, tornando a iniciativa In Lagos 2014 um acontecimento muito participado.

A ideia de promover em Lagos uma animada recepção ao Verão partiu da pequena Aldeia da Senhora do Forte que, nesse sábado 21, festejou o vigésimo primeiro aniversário da sua inauguração e que, já no ano passado, havia convidado quantos completavam vinte anos e entravam na idade IN, seus familiares e amigos, a vir até Lagos receber o Verão, que nesse dia começa.

Este ano, a União das Freguesias de Lagos (São Sebastião e Santa Maria) apadrinhou desde logo a iniciativa e contou com a pronta aderência das mais activas associações locais. Assim, durante três dias, quem visitou Lagos teve oportunidade de conhecer as belas praias da Costa d’Oiro, tomar o seu primeiro banho de mar deste Verão, visitar museus e exposições de artes plásticas, todos os fins de tarde e noites assistir a um vasto e diversificado festival de música, ler poesia nas montras e fazer compras nos estabelecimentos locais, participar em várias competições desportivas, na Meia-Praia, na baía e na cidade e a uma exposição por artistas locais, nas ruas de Barão de S. João.

A Aldeia da Senhora do Forte, a mais pequena do país, também foi muito visitada, no Museu de Lagos, que está aberto de terça a domingo, até às 17 horas e que, neste dia 21, fechou mais tarde, porque decorreu aí que a sua popular festa. Com entrada livre e durando pouco mais de uma hora, do seu programa, constou uma assembleia do povo, lançamento do livro “Florentinio Barbeiro e outro conto”, de Fátima Santos, pequeno concerto e a partilha do bolo da festa. Esta “festa da Aldeia da Senhora do Forte – a paisagem do meu imaginário” obteve, em 2011, o primeiro prémio, na categoria de experiências de sensibilização e formação, da paisagem mediterrânica, passando a constar do catálogo de boas práticas editado pelo programa comunitário PAYS-MED-URBAN.

 

PROGRAMA

17 horas – Concentração no Museu

17.15 – Recepção dos convidados e visita à Aldeia

17.20 – Assembleia do Povo da Senhora do Forte

17.30 – Evocação de Pedro Reis, por Manuela Lobato

17.40 – Pequeno Concerto com o grupo coral “Brumas do Mar”

17.45 – Lançamento do livro “Florentino Barbeiro”, de Fátima Santos

17.50 – Proclamação e entrega de diplomas a jovens Amigos da Aldeia

18.00 – Partilha do Bolo da Festa, como sempre confeccionado

             e oferecido pelo mestre pasteleiro Alberto Costa


___________________________

A Aldeia da Senhora do Forte espera por si!

EXPOSIÇÕES      FESTA     HISTÓRIA     INICIAL     JORNAL     LIVROS