Aldeia da Senhora do Forte

 

 

No Museu de Lagos

 

Aldeia da Senhora do Forte

festejou 15º Aniversário

 

 

­– “Esta é a Aldeia dos nossos sonhos” – palavras de Joaquina Matos, vice-presidente da Câmara Municipal de Lagos, durante a sessão de boas-vindas aos visitantes

 

O Museu Municipal de Lagos encheu durante a tradicional festa da Aldeia da Senhora do Forte, que comemorou o 15º aniversário da sua inauguração.

A Aldeia da Senhora do Forte foi construída por Pedro Reis, ao longo de 5.300 horas e doada ao Museu de Lagos, em 1993. O seu traçado urbanístico e as belezas naturais foram cuidadosamente aproveitados e respeitados, de forma a proporcionar as melhores condições de vida aos seus moradores e aos visitantes. Tem registado uma cada vez maior afluência de turistas, sendo hoje uma das localidades do Algarve mais procuradas.

Esta festa popular, que tem o apoio da Câmara Municipal de Lagos, sendo livre a entrada no Museu, decorre sempre no penúltimo sábado de cada mês. Começa com uma visita à Aldeia, seguida do lançamento de mais um livro, dum pequeno concerto com o grupo coral “Brumas do Mar” e, tendo pelo meio algumas surpresas, encerra com a já habitual partilha do Bolo da Festa, como sempre confeccionado e oferecido pelo conhecido pasteleiro Alberto Costa. Este ano, teve a participação especial de Rosa Roxo, que interpretou a moradora Florinda, da contadora de histórias Ana Machado e de Hugo Alves, que criou versões jazz para os dois mais conhecidos cânticos da Aldeia.

O livro lançado este ano, o sétimo, intitula-se “O Jogo da Rampa” e é parte da monografia da pequena Aldeia da Senhora do Forte.

 

 

PROGRAMA

Festa do 15º Aniversário da Aldeia da Senhora do Forte

Sábado, 21 de Junho de 2008, no Museu de Lagos

 

17 horas – Concentração no Museu

17.15 – Recepção dos convidados e visita à Aldeia. Colaboração de Rosa Roxo

17.30 – Pequeno Concerto com o grupo coral “Brumas do Mar” e divulgação da versão jazz dos cânticos da Aldeia, numa criação de Hugo Alves

17.40 – Lançamento de monografia e apresentação de jogos populares pela contadora de histórias Ana Machado

17.45 – Proclamação e entrega de diplomas aos jovens Amigos da Aldeia

18.00 – Partilha do Bolo da Festa, como sempre confeccionado e oferecido pelo pasteleiro Alberto Costa

 

A Aldeia da Senhora do Forte espera por si! 

 

EXPOSIÇÔES          FESTA         HISTÓRIA         INICIAL          JORNAL          LIVROS