Aldeia da Senhora do Forte

 

 

 

A mais pequena aldeia portuguesa teve grande festa no dia 19 de Junho de 2011

 

Aldeia da Senhora do Forte

comemorou 18º aniversário, no Museu de Lagos

 

Ao vencer, em Barcelona, o III Prémio Mediterrâneo da Paisagem, do programa PAYS.MED.URBAN, na categoria C – Experiências de Sensibilização e Formação, a “Festa da Aldeia da Senhora do Forte – a paisagem do meu imaginário”, alcançou notoriedade além-fronteiras e despertou a curiosidade geral.  

Esta foi a melhor prenda que a pequena Aldeia e a sua tradicional Festa anual poderiam ter recebido no ano em que comemoram o seu 18º aniversário. A candidatura, elaborada por Maria Inês Cerol, foi apresentada pelo GEA - Grupo de Estudos Algarvios e defendida, na fase de selecção, em Múrcia, pela CCDRAlgarve. Igual reconhecimento não teve o delicioso “Bolo da Festa”, criado e sempre confeccionado e oferecido pelo grande amigo da aldeia mestre pasteleiro Alberto Costa, que, no concurso das 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa, se ficou pela fase das nomeações. Mas participou.

Estes altos e baixos do seu quotidiano, bem como propostas para novas iniciativas, foram debatidos numa primeira Assembleia do Povo da Senhora do Forte, incluída no programa da Festa, que começou com as habituais recepção dos convidados e visita à Aldeia, prosseguindo com um pequeno Concerto, o lançamento de mais um livro, proclamação e entrega de diplomas a jovens Amigos da Aldeia.

O livro deste ano encerrou a publicação da MONOGRAFIA da Aldeia e foi oferecido a todos os participantes na Festa pela Junta de Freguesia de Santa Maria, que irá apoiar também a realização do I Congresso das Aldeias do Algarve, iniciativa da Senhora do Forte, prevista para 2012.

Com entrada livre, a festa contou ainda com a animação de Rosa Roxo e Paulo Evangelista e terminou com a sempre aguardada partilha do Bolo da Festa.

 

   

    

As boas-vindas. a representação, o Bolo da Festa e a Primeira Assembleia do Povo da Senhora do Forte

                                    

Participação no III Prémio Mediterrâneo de Paisagem e nas 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa

__________________________________________________________________

A pequena Aldeia da Senhora do Forte, construída por Pedro Reis e inaugurada em 1993, pretende preservar-se como uma das mais belas localidades ribeirinhas do Algarve e pode ser visitada de terça a Domingo, no Museu de Lagos.

 

___________________________

A Aldeia da Senhora do Forte espera por si!

 

 

EXPOSIÇÔES       FESTA       HISTÓRIA       INICIAL       JORNAL       LIVROS