Projecto de A. M. Cristiano Cerol     

  07.Setembro.2006, pelas 18.00 horas

Colaboração de José Carlos Vasques     

 

“Dos sete baluartes que restam, dois estão conservados”, comentou José Carlos Vasques

canallagos20060912am.jpgConvidado do último Encontro de 5ª Feira do Grupo dos Amigos de Lagos, José Carlos Vasques disse que “eram onze os baluartes ao longo dos 2450 metros de muralhas que defendiam a cidade de Lagos e a maioria tinha nome de santos”. Santa Maria, Santo António, Nª Sª da Conceição, S. Nicolau, Porta dos Quartos, Santo Amaro e S. Francisco são os nomes dos Baluartes que restam.

José Carlos Vasques falou dos vários Baluartes de Lagos e das Portas que abriam a cidade ao exterior, explicando que “foram os conventos que deram nome aos baluartes”. Conhecedor do que se tem escrito sobre Lagos e procurando esclarecer as suas dúvidas comparando com relatos que chegaram até nós através da tradição oral, constatou “a falta de respeito que a Câmara tem (e sempre teve) pela parte monumental da cidade”. No entanto, “os baluartes da Porta da Vila (Santa Maria) e da Porta dos Quartos estão bem conservados”.

Houve ainda ensejo para falar dos “Passos” até à Ponta da Piedade, da antiga ermida e do actual farol.
No próximo encontro, a atenção estará voltada para os Paços do Concelho, devendo ser abordada a oportunidade da construção do futuro edifício dos Serviços Municipais.  

Integrados no ciclo “Lagos, Pensamento e Acção”, estes encontros decorrem na Biblioteca Municipal Dr. Júlio Dantas, sempre na primeira quinta-feira útil de cada mês.


 

 

 

 

JOSÉ CARLOS VASQUES

acerca de

LAGOS, HISTÓRIA E PLANEAMENTO

O Grupo dos Amigos de Lagos convidou José Carlos Vasques para abrir o seu novo ciclo de Encontros de 5ª Feira, que este ano será dedicado ao tema “Lagos, Pensamento e Acção”.

José Carlos Vasques é considerado o mais lúcido estudioso da História e do planeamento de Lagos e é membro activo do CEMAL, centro de estudos através do qual vem publicando os seus trabalhos. As suas intervenções são sempre seguidas com muito interesse por quantos se preocupam com o quotidiano da cidade.

Os Encontros de 5ª Feira do Grupo dos Amigos de Lagos são um espaço mensal de reflexão e debate sobre assuntos de actualidade regional e local e têm o apoio da Câmara Municipal.