EDIÇÕES

 

Colecção "Conhecer Lagos"

 

 

   

13.     Contributos para as Memórias  de Lagos José Carlos Vasques

 

Contém:

 

PREFÁCIO

O Rio de Alvor e o elo de ligação a Lagos

A Grande Casa do Catalão

Rua da Capelinha – Vulgo Rua dos Burros

Lagos e o Convento da Sra. da Glória

Os Paços do Concelho e os passos que a Câmara deu

Rua da Porta de Portugal – Quatro Séculos de História

A Ribeira e o Sino da Lota

A Meia Praia e o seu Plano de Urbanização

Ó Praia do Porto de Mós! O que foste e o que és

A Ermida de Nossa Senhora dos Aflitos

Lagos e a Instabilidade Sísmica 

A barca das armações

O Infante D. Henrique

Lagos, a Água e os Aguadeiros Crónica da Água

A Meia-Praia

Algumas reflexões sobre a Misericórdia de Lagos

O Convento das Carmelitas (o Convento das Freiras)

A Rua Gil Vicente (Antiga Rua da Amargura)

A pesca do atum e de outros peixes

Arquivo fotográfico

Nota biográfica

 

 

Grupo dos Amigos de Lagos

Livro de José Carlos Vasques assinala aniversários  

Assinalando a passagem do 15º aniversário da sua fundação e do 435º aniversário da elevação de Lagos a cidade, no próximo Domingo, dia 27, o Grupo dos Amigos de Lagos edita o seu décimo quinto título, “Contributos para as Memórias de Lagos”, do investigador lacobrigense José Carlos Vasques.

Este livro é o nº 13 da colecção “Conhecer Lagos”, na qual estão incluídos diversos estudos de História regional e local, de vários autores. O ciclo “Lagos, pensamento e acção”, que preencheu os Encontros de 5ª Feira do Grupo dos Amigos de Lagos, durante o ano de 2006, teve como tema vários dos artigos agora coligidos.

Na presente edição, que tem apresentação de Francisco Castelo, o Grupo dos Amigos de Lagos contou com o apoio do CEMAL – Centro de Estudos Marítimos e Arqueológicos de Lagos, de que o José Carlos Vasques é membro.

 

 

José Carlos Vasques nasceu em 1920, na Freguesia de Santa Maria, numa zona da cidade que hoje integra o centro histórico de Lagos. Filho de militar, frequentou a instrução nos Pupilos do Exército. De regresso ao Algarve, desempenhou a sua profissão de Guarda-livros em Portimão, no Grémio da Lavoura, depois na sua terra natal, na Adega Cooperativa de Lagos.

Mercê do profundo interesse que sempre dedicou às coisas e à história de Lagos, tem sido alvo constante de solicitações de estudantes e investigadores que dele procuram uma indicação de pesquisa ou aquela informação que não consta em compêndios escolares, monografias e restante corpus do saber publicado.

Membro de colectividades lacobrigenses, como a Filarmónica 1º de Maio, entre outras, tem vindo a publicar, na qualidade de membro do CEMAL - Centro de Estudos Marítimos e Arqueológicos de Lagos (associação fundada em 1979), vários artigos versando sobre temáticas ambientais e da história local - compondo, estas últimas, a presente obra. Integrou também, durante vários anos, a Comissão Municipal de Toponímia. Tem representado o CEMAL em fóruns locais relacionados com as questões ambientais.

Contrário a honrarias, distinções e protagonismos pessoais não considera fundamental a apresentação de uma biografia mais detalhada pelo que se remete para o conteúdo dos seus textos, o aprofundamento da personalidade do autor.