Exposição  1 de Abril a 5 de Maio de 2006

"Páscoa Mulher" 

desenhos de Tolentino de Lagos

O artista, que está promovendo a “Arte Páscoa”, a inaugurar dentro de dias, seleccionou para esta exposição alguns trabalhos seus de homenagem à figura feminina e à sua presença no mistério pascal.

 

 

 

.......ooo1 

Catálogo

           

Junto da cruz de Jesus estavam Sua mãe, a irmã de Sua mãe, Maria, mulher de Cléofas e Maria de Magdala. Ao ver Sua mãe e junto dela, o discípulo que Ele amava, Jesus disse a Sua mãe: “Mulher, eis aí o teu filho”. Depois disse ao discípulo: “Eis aí a tua mãe”. E, desde aquela hora, o discípulo recebeu-a em sua casa.

Jo 19, 25-27

 

Também ali estavam umas mulheres a observar de longe; entre elas, Maria de Magdala, Maria, mãe de Tiago, o Menor, e de José, e Salomé, as quais O acompanhavam e serviam, quando Ele estava na Galileia; e muitas outras que tinham subido com Ele a Jerusalém.

Mc 15, 40-41

 

Entretanto, as mulheres que tinham vindo com Ele da Galileia, acompanharam José, observaram o túmulo e viram como o corpo de Jesus fora depositado. Ao regressar, prepararam aromas e perfumes.

Lc 23, 55-56

   

Maria de Magdala e a outra Maria estavam ali sentadas, em frente do sepulcro.

Mt 27, 61

 

O anjo tomou a palavra e disse às mulheres: “Nada receeis; sei que buscais a Jesus crucificado. Não está aqui, pois ressuscitou, como havia dito”.

Mt 28, 5-6

 

Afastando-se rapidamente do sepulcro, cheias de temor e de grande alegria, correram a dar a notícia aos discípulos. Jesus saiu ao seu encontro e disse-lhes: “Deus vos salve”. Elas, aproximaram-se, estreitaram-Lhe os pés e prostraram-se diante d’Ele.

Mt 28, 8-9

 

 

Exposição organizada por C.Cerol, no âmbito do projecto “Arte-Páscoa”, de Tolentino de Lagos

_________________________________________________________________

 

 

Tolentino de Lagos 

 

Tolentino Abegoaria nasce em Lagos, a 10 de Novembro de 1959. Desenvolve a sua actividade artística desde 1970, com uma primeira exposição, em Nampula, Moçambique. Afirma-se como autodidacta em todas as técnicas – Desenho, Pintura e Escultura – assinando como TOLENTINO DE LAGOS.

Participa em inúmeras exposições pelo País, integrando acções de índole cultural em Museologia Arqueológica, História e Biologia Marítima. Dedica-se também à Ilustração para capa de discos e livros, desenho animado para a RTP e a trabalhos de Medalhística e Estatuária.

Foi convidado para integrar e desenvolver artisticamente espaços museológicos para a Presidência Aberta, em Elvas, em 1987 e o Projecto de Desenvolvimento Cultural e Turístico “Rota dos Castelos” da Região de Turismo de S. Mamede (Campo Maior, Portalegre, Crato e Flor da Rosa), entre outros.

Alguns dos seus trabalhos em espaços públicos:

Em Lagos: monumentos a S. Gonçalo de Lagos, Júlio Dantas, Pescador (edifício Nau e Bairro dos Pescadores), busto de Lucinda Anino dos Santos, painéis alusivos aos Desportos (Estádio Municipal), no Cemitério Novo, a Santo Amaro, a D. Leonor (santa Casa da Misericórdia; em Barão de S. João: painéis sobre o campesinato e alusivo à mulher; em Aljezur: monumento à mulher e painel aos pescadores (Arrifana).

 

_________________________________________________________________

O artista participou na  poemArte 2 promovida pela Artebúrguer.