Exposição  4 a 31 de Março de 2006

Movimento do Traço 

Depois da sua participação nas duas colectivas poemarte, João Guimarães volta à Artebúrguer, desta vez com uma exposição individual.

 

 

 

.......ooo11oo1  

1 

1.   Paisagem

Catálogo

Óleos sobre tela

2  3  4

2.  Urbano       3.  Óptica feminino       4.  Azuis

5  6  7  

5.  Azuis mescla       6.  Visão traço       7.  Divagação no ìntimo

8  9  

8.  Proliferação da cor      9.  Subtileza do traço

10

10.  Paisagem Algarvia

_________________________________________________________________

João Eduardo Guimarães nasceu em Lagos, em 1946. 

Inicia os estudos de arte na “Escola de Artes Decorativas António Arroio”, Curso de Desenhador Gravador Litografo, executando trabalhos na pedra, linóleo e cerâmica.

Participa em exposições colectivas no Mercado da Primavera, em Belém e expõe nas Galerias Yela e Prado com trabalhos de cerâmica e pintura sobre o mar.

Mais tarde expõe em Portimão, nas Galerias de Portimão e Santa Isabel. Em Lagos, nos Hotéis: Golfinho, Riomar e S. Cristóvão. Em Faro, colectivamente em diversas alturas, sendo de realçar as mostras que realiza com o pintor Vicente Besugo e as dos Jardins de Belas Artes. Participa também em outras exposições colectivas e tem algumas individuais no Circulo Cultural do Algarve, em Faro.

Em 1990 faz parte da Organização dos Centros de Cultura e Desporto da Segurança Social, com diversas exposições individuais, em Albufeira, Faro, Lagos e Tróia. Ainda em Lagos, expõe durante os anos de 1991 a 1999, nas  Galerias do Mercado de Escravos e Armazém Regimental, em alguns hotéis e executa trabalhos por encomenda.

Fora, expõe no Canadá (Cidade de Toronto e Ontário), com o apoio de portugueses residentes e da Galeria Corte Real. Estas exposições foram organizadas durante a visita do Professor Cavaco Silva àquele país, tendo sido por ele visitadas.

Residindo actualmente em Lagos, torna mais frequente a mostra dos seus trabalhos, fazendo diversas exposições ao longo do ano e nos lugares possíveis da cidade (Mercado dos Escravos e Armazém Regimental). Mais dedicado a trabalhos de Arte informáticos e à procura de novos métodos, está a trabalhar na conciliação de fotografia e pintura, para em breve apresentar alguns ensaios sobre os mesmos.

Participou nas duas poemArte promovidas pela Artebúrguer.

_________________________________________________________________