Exposição  12 de Novembro a 9 de Dezembro  de 2005

O Homem e a Terra 

A exposição documental “O Homem e a Terra” mostra trabalhos do Museu Etnográfico de Espiche, criado e dirigido por António José Mendes.

Nesta exposição, o Homem e a sua ligação à Terra estão retratados em muitos dos 219 trabalhos que António José Mendes executou para o seu Museu. Divididos por temas, recordam-nos os ciclos do trigo, do figo e do medronho, da água, da madeira e da pedra, as festas e outras manifestações populares, os jogos e as mezinhas caseiras.

 

 

.......ooo11oo1  

 

o

    Catálogo

1.      O ciclo do trigo

2.      O figo e o medronho

3.      A água

4.      A madeira e pedra

5.      Usos e costumes

6.      Jogos tradicionais

7    Mezinhas caseiras

          

     

          

_________________________________________________________________

António José Mendes nasceu em Espiche, a 10 de Janeiro de 1926. Frequentou a escola primária em Almádena. Acompanhou de perto a actividade rural deste recanto algarvio, até 1957, altura em que partiu para Lisboa, onde trabalhou no Parque Florestal de Monsanto. Foram mais 30 anos a conviver e amar a Natureza.

Pouco antes de se reformar, começou a procurar e ainda conseguiu juntar muitos objectos e utensílios do seu tempo, agora em desuso, peças que preenchem a segunda sala do seu Museu. Faltava explicar como eram manejadas. Decidiu recriar os ambientes e neles colocou pequenas figuras em madeira, por si próprio esculpidas, dando-lhes posições adequadas. Dedicou-lhes 14.430 horas de trabalho.

Essas 436 figuras, distribuídas por 219 trabalhos, agrupados por temas – ciclos do trigo, do figo e do medronho, da água, da madeira e da pedra, festas e outras manifestações populares, mezinhas caseiras e jogos tradicionais –, enchem a sala principal do pequeno Museu Etnográfico de Espiche.

Para além de etnólogo, António José Mendes revelou-se também escultor de grande talento.

A. M. Cristiano Cerol