Exposição  9 de Julho a 5 de Agosto de 2005

Paisagem do Sul

pintura de Emília Pestana

A artista inspira-se em quadros da vida e da paisagem do Barlavento algarvio, recreando-os com pormenores guardados do passado ou imagens poéticas colhidas noutros recantos.

Lagos, Portimão, Senhora da Rocha, Albufeira, Faro, casal algarvio, ceifeiras alentejanas, o cesteiro e mulher dando de comer às galinhas são alguns dos temas que podem ser apreciados nesta exposição.

 

4

1   2   3   5  

6   7    8    9 

10  11  12 

1. Bairro de Albufeira   

2. Bairro de Faro

3. Bairro de Lagos

4. Bairro de Lagos

5. Pastor alentejano

6. Lavadeiras

7. Casal algarvio

8. Cesteiro

9. Dando de comer às galinhas

10. Portimão antiga

11. Senhora da Rocha

12. Paisagem


_________________________________________________________________
 

EMÍLIA PESTANA nasceu em Lagoa, a 21 de Abril de 1927. É reformada da PT.

Começou a pintar em 1990. Daí para cá, expôs individualmente em Lisboa, Guimarães, Lagoa, Braga, Coimbra, Porto, Amadora e Salvaterra de Magos.

Foi premiada numa exposição colectiva, em Bruxelas.

_________________________________
 

O despertar para a pintura de Emília Pestana faz-nos pensar nas capacidades adormecidas de tantos que, ocupados com a vida, se esquecem de olhar à sua volta.

Não é o caso desta pintora. É por isso possível encontrar-lhe na obra a verdade contida no gosto com que trabalha, a procura em que se envolve, a experimentação que lhe adivinhamos, a consequente evolução.

Mas não só: os temas, cuja predominância é paisagística, revelam a sensibilidade que emerge do enriquecimento cromático ou formal, ou ainda, momentos de simplicidade linear que nos conduzem ao apaziguamento e prazer na sua observação.

Maria José Maceta Capoulas, pintora

_________________________________________________________________