Exposição  11 de Junho a 8 de Julho de 2005

Aldeia fotografada 

 Exposição contendo imagens da pequena Aldeia da Senhora do Forte, incluindo vestígios da sua história, vida económica, actividade cultural, praias, porto de pesca e urbanismo dessa pequena comunidade ribeirinha.

A Aldeia da Senhora do Forte foi concebida e construída por Pedro Reis, ao longo de 5.300 horas e acaba de comemorar o 12º aniversário da sua inauguração. Esta mostra pretende aguçar a curiosidade levar os interessados a visitar a própria aldeia, uma das mais curiosas do Algarve.

 

7

 

Aldeia da Senhora do Forte

1   2   3

4   5   6

1. Localização
2. A História
3. As Praias
4. O Porto de Pesca
5. Actividade Económica
6. Vida Comunitária
7. Urbanismo
_________________________________________________________________


 
A Aldeia da Senhora do Forte foi construída por Pedro Reis, ao longo de 5.300 horas e doada ao Museu de Lagos, em 1993. O seu traçado urbanístico e as belezas naturais foram cuidadosamente aproveitados e respeitados, de forma a proporcionarem as melhores condições de vida aos seus moradores e aos visitantes.
Todos os anos, no penúltimo sábado de Junho, decorre no Museu da cidade de Lagos uma Festa popular, assinalando a passagem de mais um Aniversário da inauguração da Aldeia.
A Festa começa com uma visita à Aldeia da Senhora do Forte, seguida de um discurso de boas vindas, dum pequeno concerto com o grupo coral “Brumas do Mar”, apresentação de um livro e, por fim, a habitual partilha do Bolo da Festa, sempre confeccionado e oferecido pelo pasteleiro Alberto Costa.

_________________________________________________________________

Fotos e selecção: A. M. Cristiano Cerol